5 Ferramentas para Auxiliar na Gestão do seu Negócio

5 Ferramentas para Auxiliar na Gestão do seu Negócio
Ouvir: 5 Ferramentas para Auxiliar na Gestão do seu Negócio

A  grande maioria das pessoas que desejam saber como ter um negócio de sucesso, mas acabam deixando muitas ideias no papel por medo dos desafios e de um eventual fracasso.

Para concretizar o sonho de ter um negócio próprio é preciso ter planejamento e organização, além de estar atento a todas as questões burocráticas, como cadastros, registros, contratos e impostos.

Mas se você deseja saber como criar e desenvolver um negócio de sucesso, saiba que ferramentas de gestão ágil mesmo gratuitas ou tendo um preço bem acessível, oferecem resultados excelentes.

Trouxemos 5 ferramentas de gestão para o seu negócio “decolar” no mercado!

Gestão de comunicação:

O segredo para o sucesso de qualquer equipe é a comunicação, principalmente quando há distância física envolvida. Por sorte, a era digital nos proporcionou muitas maneiras de nos comunicar e otimizar fluxos de trabalho com apenas alguns cliques.

Trabalhar remotamente não significa dizer adeus à estrutura de trabalho normal. É só algo que requer um pouco mais de dedicação e paciência.

Existem inúmeras formas de facilitar a comunicação dentro da empresa, mas assim como o corpo humano, uma empresa é formada por subdivisões, com funções diferentes, mas que precisam estar interligadas para garantir um bom funcionamento.

Imagine só como uma equipe de marketing irá definir suas estratégias sem saber dos resultados obtidos pelo setor de vendas? Ou como o RH irá auxiliar na gestão de pessoas sem saber da produtividade de cada funcionário?

É quase impossível enumerar todas as atividades e processos de uma empresa que demandam uma boa comunicação interna. E para auxiliar nessas necessidades, podemos contar com ferramentas de comunicação capazes de facilitar o cotidiano de seus negócios, pois elas podem ser decisivas na melhora da produtividade da organização.

Compartilhamento de Arquivos na Nuvem

Criar arquivos com dados relevantes, mas não conseguir compartilhar essas informações de maneira prática e ágil, pode ser muito prejudicial. A ideia hoje é usarmos dados baseados na nuvem, pois há a garantia de que esses dados não serão perdidos e podem ser acessados de qualquer lugar. Um exemplo disso é o Google Docs e Google Drive, ferramentas de gestão de tempo que trabalham no sistema de SaaS (software como um serviço, na sigla em inglês), que funcionam diretamente da web, ou seja, você pode usar pelo navegador e não precisa de nenhuma instalação. Ferramenta totalmente gratuita, que oferece ao usuário meios não apenas de criar e editar documentos de texto, planilhas eletrônicas e apresentações, mas também possibilita compartilhá-los.

Comunicação por Videoconferência

Às vezes, algumas atividades demandam uma comunicação em tempo real, seja por voz ou “cara a cara” com quem se conversa mas esse contato mais direto parece difícil mas não é!

A transformação digital veio para que essas barreiras sejam quebradas.

Negociações, reuniões, entrevistas iniciais com candidatos, conversar com clientes, fornecedores e diversas outras formas de se comunicar estão muito mais fáceis de se colocar em prática. Para isso, podemos optar por ferramentas que estão disponíveis para computadores, smartphones e tablets, como, por exemplo, o Google Meet e o Zoom , ambos, oferecem funções de comunicação gratuita por vídeo, áudio e textos com os seus contatos.

Gestão de Tempo

A gestão do tempo é você ser uma pessoa organizada, você estabelecer metas, prioridades, de acordo com o seu perfil.

Reservar um horário do dia para organizar como será sua semana é de extrema importância, pois você otimiza seu tempo e determina o tempo necessário para cada uma das suas atividades e compromissos, tais como reuniões, atendimentos a clientes, etc.

Agora, se você quer saber quando de fato ficará pronto aquele projeto em que a equipe está trabalhando? O Trello é uma ferramenta que mostrará prontamente a real previsão de prazo, quem está executando, quem está mais adiantado nas tarefas, quem está sobrecarregado, o quanto falta para a conclusão, se existe algum empecilho para o andamento do projeto, etc.

A ferramenta gerencia o fluxo das tarefas, priorizando e organizando por projetos, clientes ou serviços, ou seja, você pode adaptar à sua necessidade de uso. Cada uma das tarefas possui uma timeline específica, disponível e acessível a todas as pessoas vinculadas ao projeto, onde é mostrada toda e qualquer informação registrada, bem como alertas de tempo para a conclusão.

Essa ferramenta também de gestão de tempo não necessita de instalação, pois trabalha no sistema SaaS (sistema já mencionado anteriormente). Isso significa que o usuário pode acessar o programa pela Web e o melhor,  de forma gratuita.

O funcionamento é simples. Basta que o gestor cadastre a empresa ou projeto dentro da plataforma, adicione os colaboradores e defina de quem será a liderança dos projetos, ou seja, estabeleça de quem se pode ou não receber incumbências. Como dissemos, a partir daí, será apenas cadastrar os projetos e respectivas tarefas e o prazo final. As prioridades serão estabelecidas pela ferramenta, sendo que também envia alertas para os e-mails das usuário cadastrados nela.

Para abrir o seu próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso, um verdadeiro líder, ouse, pense grande, não tenha medo de se arriscar e encarar os desafios. Lembre-se que inovação, planejamento, foco e gestão serão os  diferenciais que vão te consagrar entre a concorrência, deixando ela competitiva no mercado.

Coloque suas ideias de gestão em prática. Você perceberá que empreender é um aprendizado diário e a experiência te levará à concretização dos seus objetivos e sonhos e, consequentemente, ao seu sucesso.

Achou esse conteúdo bacana? Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como esse que acabou de ler? Então clique aqui e cadastre-se na nossa newsletter! Caso queira ser um dos primeiros a saber de tudo que acontece por aqui, entre para o nosso grupo de Telegram, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *