Quer atrair mais clientes para o seu negócio?

Quer atrair mais clientes para o seu negócio?
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Você como empreendedor, para alcançar o sucesso, precisará encontrar as melhores alternativas de como atrair clientes. Não existe uma maneira correta ou simplesmente uma “receita de bolo”, que aplicada trará retorno certo e que se aplica para todos os tipos de empresas. São necessárias pequenas adaptações à realidade da sua empresa, pois cada negócio e/ou serviço tem suas peculiaridades.

Hoje o foco do marketing é sem dúvida a estratégia online, onde se obtém as melhores oportunidades do mercado atual. Nela está o investimento de melhor retorno, que exige menos gastos para alcançar um maior número de pessoas, e o melhor, priorizando aquelas com real interesse naquilo que tem a oferecer. Não se pode ignorar que 90% dos consumidores escolhem uma marca somente depois de pesquisarem sobre ela no Google.

O que fazer para atrair novos clientes?

Não existe fórmula mágica, mas também está longe de ser uma questão de sorte. Trazer clientes para o seu negócio requer muita pesquisa, estudo e planejamento.

Conhecer o seu público-alvo

Se o seu objetivo é trazer clientes, é necessário entender o modo como eles falam, quais são seus hábitos de consumo, suas necessidades, dores e até comportamentos mais particulares.

Esse é o primeiro passo para direcionar suas campanhas de forma mais assertiva e segmentada, economizando tempo e dinheiro, entregando ao seu cliente exatamente o que ele procura.

Um atendimento excelente

Todos sabem da importância de oferecer um bom atendimento para os clientes. De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners e a NeoAssist, 92% deles concordam que um bom atendimento é crucial na hora de escolher um produto ou serviço. Sendo que 87% dos entrevistados afirmaram ter simplesmente abandonado uma marca por causa de um atendimento ruim.

Portanto, tenha o seu diferencial, mostre seu bom atendimento e garanta a satisfação dos clientes.

Como conseguir clientes pela internet?

Para quem conhece como funciona o mercado virtual, sabe que não tem muita mágica. Para chegar até as pessoas certas, existe uma série de estratégias que foram muito bem estudadas e testadas, o marketing digital. Assunto que foi abordado com muita propriedade pela Dra. Eduarda em uma das aulas da Law Week: Tirando seu Escritório do Papel, onde passou várias dicas de como buscar clientes através das redes sociais.

Blog

Mas vale a pena investir em um blog? Não importa o tamanho nem o tipo de negócio e muito menos há quanto tempo está no mercado. Você deve ter um blog.

Através do blog as pessoas conhecem os detalhes sobre a sua empresa, e consomem conteúdo de qualidade. Com isso gera autoridade, atrai leads qualificados, facilitando as vendas e mostrando que a sua marca tem relevância.

O blog pode transformar usuários em clientes, promovendo a sua imagem de forma positiva. Cerca de 70% das pessoas preferem descobrir mais sobre uma empresa através de artigos de blog do que por publicidade. Isso explica o porquê lojas que possuem um blog atraem 2,5 vezes mais clientes.

Outro dado importante é o número de links para o site de uma empresa, pois gera tráfego, sendo 97% maior quando existe um blog nele.

Estar presente nas redes sociais

Consumidores adoram as redes sociais, lugar onde você deve estar. Mas é importante saber quais são as redes sociais da sua persona. Cada rede social tem suas particularidades, e você deve investir naquelas em que mais tem a ver com seu público e sua proposta de negócio.

Feito isso, marque presença nestas plataformas com um perfil profissional bem feito e completo, conteúdos ricos, de relevância, além de muita interação com seus seguidores.

SEO para atrair clientes pelo Google

SEO significa Search Engine Optimization, é um trabalho de otimização de páginas na internet para promovê-las aos lugares mais altos do Google.

Muita gente fica com um pé atrás ao ouvir falar de SEO, mas é fácil entender como funciona. Sempre que você vai ao Google e faz uma pesquisa, o buscador oferece uma lista com sugestões de resultados. A ideia por trás do SEO é que, quando essa pesquisa tenha relação com aquilo que a sua empresa oferece, a sua página seja mostrada entre as primeiras sugestões. Podendo ser a página inicial do site, uma seção de produtos ou um artigo de blog.

O importante é que o conteúdo oferecido responda à busca do usuário e que, aliado a técnicas de SEO, garanta a melhor posição possível para a página no Google.

Aproveite o LinkedIn

O LinkedIn por ser uma rede social voltada a relacionamentos profissionais, não tem o apelo de outras redes sociais mais famosas. Ainda assim, com 45 milhões de usuários no Brasil, oferece ao seu negócio um público qualificado, que está na plataforma em busca de boas oportunidades.

Todas as empresas listadas na Fortune 500 têm executivos presentes no LinkedIn e 76% deles acessam diariamente suas contas lá. Outro fato interessante é que, em média, cada executivo tem 930 conexões nesse canal. É por isso que a grande sacada do LinkedIn está nas recomendações.

Todos os dias, há perfis recomendando pessoas para recolocação no mercado, e empresas para a oferta de produtos e serviços. Se um usuário pede indicação de uma consultoria empresarial, por exemplo, algumas de suas conexões respondem, outras compartilham e, em pouco tempo, perfis fora da sua rede já estão debatendo o assunto e deixando suas contribuições.

Já pensou se fosse sua a empresa indicada?

No LinkedIn, isso é possível e funciona na melhor forma da expressão “quem não é visto, não é lembrado”.

Marketing de vídeo no YouTube

O YouTube é a principal plataforma para consumo de vídeos, e já possui 2 bilhões de usuários ativos no Brasil. Cabe dizer ainda que o vídeo é o formato líder em tráfego na internet, representando cerca de 80%.

Um percentual de 64% dos consumidores concretiza uma compra após conferir um vídeo em rede social. Todos esses dados servem para justificar seu investimento nesse formato de conteúdo, com divulgação nessa rede social.

Atrair clientes no Instagram

O Instagram é uma rede social de grande apelo visual, que conecta marcas à sua audiência a partir da publicação de fotos e vídeos. Hoje, já é a terceira mais usada no Brasil, tendo 1,082 bilhões de usuários ativos.

Se você tem um negócio que mira um público mais jovem, precisa descobrir agora mesmo como atrair clientes no Instagram. É que 90% dos seus usuários em todo o mundo têm no máximo 35 anos.

Mas como tirar proveito disso?

Deve ter um perfil comercial da sua empresa, mas não apenas para dar uma cara mais profissional a ele. O Instagram possui ferramentas de análise interessantes, que você só acessa se tiver conta vinculada ao negócio. Isso permite identificar o retorno obtido com suas postagens, otimizando a estratégia de marketing.

Quanto à receptividade das publicações, não deixe de divulgar seus produtos, mas tenha cuidado com a forma como faz isso. Valem descontos e até brindes, dependendo do perfil do público e do que funciona melhor com ele. Veja “Como criar autoridade no Instagram.”

Considere ainda anunciar no Instagram, aumentando o alcance das publicações. Mas tenha a cautela de segmentar bem a campanha, para que ela atinja usuários com real interesse na oferta.

Utilize o Facebook

Muitas das dicas utilizadas no Instagram também se aplicam bem ao Facebook, a líder das redes sociais com 2,603 bilhões de usuários.

Mas para que comprem de você, precisa ter cuidado com dois pontos: ser encontrado e oferecer conteúdo útil.

A primeira etapa você vence ao ter um perfil comercial e corretamente configurado.Já para dar conta da segunda parte do desafio, minha sugestão é que siga a regra 70-20-10, que significa o seguinte:

  • Crie publicações com conteúdo original em 70% do tempo;
  • Crie conteúdo conforme os interesses dos seguidores em 20% do tempo;
  • Crie conteúdo autopromocional em 10% do tempo.

Essa é uma estratégia de marketing equilibrada para o Facebook, com bom potencial de conversão e menor chance de rejeição pelo público.

Fotos e vídeos, inclusive ao vivo, são ótimos para ampliar o alcance, gerar engajamento e conquistar clientes.

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