Os 5 Pilares da Inteligência Emocional para o Sucesso na Advocacia
Você sabia que pessoas que possuem a habilidade de controlar seus próprios sentimentos e dos outros, tem o atributo para atingir o sucesso profissional?
A inteligência emocional é uma capacidade muito valiosa, que está diretamente ligada à habilidade de saber quando e como expressar os sentimentos. Pessoas que conseguem desenvolver essa habilidade, tem mais sucesso.
De acordo com o psicólogo e professor Ph. D. de Harvard, Daniel Goleman, os cinco pilares da inteligência emocional são:
Conhecer as próprias emoções: primeiramente para compreender e dar início ao desenvolvimento da inteligência emocional, precisamos analisar nossas emoções e as ações que tomamos em resposta a estímulos. Precisamos ter em mente que a inteligência emocional é um processo gradual e que não podemos ter pressa e tampouco entrar em desespero. Precisamos conhecer melhor nossas emoções e colocar os sentimentos e as ações no papel, para uma posterior reflexão.
Controlar as emoções: momentos de estresse, ansiedade por algum motivo, todos nós passamos. Mas saber lidar e controlar essas emoções, são de extrema importância para traçar o caminho correto de acordo com a cada situação. Controlar as emoções fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.
Ser otimista, evitar pensamentos negativos e sempre que possível enxergar o lado positivo das coisas. É preciso lembrar que para todas as situações há sempre saída, só precisamos encontrá-la. Quando somos colocados sob pressão, a melhor coisa a se fazer é manter a calma e encontrar uma distração, realizar alguma atividade prazerosa para canalizar a ansiedade.
Automotivação: você sabe como utilizar adequadamente suas emoções para alcançar seus objetivos? O simples ato de pensar antes de tomar uma decisão pode lhe trazer diversos benefícios e evitar o conflito. Podemos aprender a responder aos estímulos, fazendo com que isso se torne um processo consciente. Assim, fica mais fácil analisar como nos sentimos diante de uma situação, conseguindo posteriormente decidir como nos comportar para atingir nossas metas. O reagir é um processo inconsciente, onde se experimenta um gatilho emocional. Nesse caso, a emoção é expressa de forma instantânea, o que pode gerar arrependimentos e desvios do foco da meta.
Empatia: a Empatia se trata de aprender a se colocar no lugar do outro, reconhecendo suas emoções e compreendendo seus comportamentos. Assim você terá maior sensibilidade e se tornará mais aberto.
Relacionamento interpessoal: quando possuímos boas relações, temos a possibilidade de conduzir as emoções dos outros criando um ambiente positivo a nossa volta. Atitude que contagia todos ao nosso redor, melhorando muito nossa qualidade de vida, fazendo desse relacionamento mais um fator chave para o sucesso.
O advogado que tiver a habilidade de dominar suas emoções, e de orientar o comportamento de seu cliente, conta com um importante diferencial para atingir o sucesso nas negociações e demandas jurídicas.
Sabendo se relacionar bem com os seus clientes e com os interlocutores do processo, demonstrando transparência, respeito e empatia, terá vantagem, pois contornará as provocações, ironias e ofensas para assim, alcançar bons resultados.
Aquele que se valer de inteligência emocional estará mais bem preparado, sendo muito mais eficiente do que o advogado agressivo, e consequentemente com maiores chances de alcançar o sucesso.
Portanto, a aplicação da inteligência emocional, em qualquer que seja o ramo de atuação no Direito, aliado à imprescindível excelência técnica da assessoria jurídica, tem um peso decisivo no desempenho do advogado, sendo um importante estimulador de soluções criativas e verdadeiramente rentáveis para se trilhar o caminho do sucesso.