Como ter sucesso advogando no interior?

Como ter sucesso advogando no interior?
Ouvir: Como ter sucesso advogando no interior?

Advogar no interior não é um muito diferente do que em cidades grandes, apesar de a exigência por um trabalho diferenciado se fazer necessária.

A busca por inovação na prática de advocacia é uma necessidade para se conseguir fazer um trabalho de excelência no interior, o que é um desafio para muitos.

Essa inovação vem de uma boa gestão em nossos escritórios ou mesmo em nossa carreira profissional, algo que não aprendemos no Ensino Fundamental, nem do Ensino Médio, e então eu tenho 5 dicas super especiais que não nos ensinaram na faculdade, e que todo advogado PRECISA saber.

Algumas pessoas têm a possibilidade de adquirir esse conhecimento antes de iniciar a vida profissional, o que facilita muito para conseguir gerir a própria carreira.

Advogando e empreendendo

O bom advogado além de saber peticionar, saber fazer audiências, cumprir prazos e se preocupar quase que exclusivamente com isso, precisa saber gerir pelo menos a própria carreira também.

Saber negociar com sócio, saber organizar seu tempo, estabelecer metas para sua vida profissional.

Mas é quando você passa a ser sócio ou dono de um escritório, que os desafios aumentam, embora as duas posições exijam o mínimo de gestão.

Desafios quando se torna dono do seu próprio escritório

Quando você se torna dono do seu escritório, começa a encontrar algumas dificuldades, como por exemplo, precificar, colocar um valor no seu serviço.

Existe um estigma de que serviços de advocacia são caros, talvez por uma ideia de que o mercado está saturado, ou de que tem muita gente fazendo a mesma coisa.

Sabe quando você está na frente do cliente e ele questiona, “mas quanto é?”, e você dá uma engasgada? Você precisa saber especificar o valor do seu serviço.

Precificação de honorários

Você precisa definir critérios para conseguir precificar o seu trabalho, como por exemplo, o tempo que você vai levar para executar, a complexidade, ou até mesmo se terá que buscar alguma parceria na execução do serviço. Isso mesmo, por vezes, você terá que trabalhar com parceiros, em razão da complexidade da causa e da qualificação exigida de determinado profissional, é um tipo de honorários exigido.

Outro ponto que muitos advogados encontram dificuldade é quando o cliente questiona o valor dos honorários propostos. Para isso, você precisa entender o cliente e convencê-lo de que o serviço que você está oferecendo e o preço que você está cobrando, é justo frente ao serviço que será prestado.

Nesses casos, você precisa praticar a venda consultiva, ou seja, atuar como um consultor, diagnosticando e entendendo o cliente, para que juntos concluam se a oferta faz sentido. Você precisa mostrar ao cliente que o serviço que oferece é o ideal para resolver os problemas dele.

Parcerias entre advogados

O principal elemento em um escritório de advocacia é a mão de obra qualificada, especializada. E o desafio de se trabalhar no interior, é você ter o seu escritório especializado em um ramo de atuação, pois muitas vezes o cliente demanda várias áreas do direito.

Por isso é de extrema importância você ter parceiros, que podem oferecer um serviço de qualidade, tornando tudo mais fácil. Muitas vezes, o nosso trabalho é complementado por outras ciências, e por isso precisamos ter ao nosso lado outros tipos de profissionais, como por exemplo, engenheiro ambiental, engenheiro de segurança e saúde do trabalho, analista de RH, que são profissionais que complementam bastante o nosso trabalho.

Ainda, importante salientar que, com esse novo normal, o home office tornou-se uma tendência, o que ajuda e muito o advogado do interior conseguir atender grandes empresas e até outros escritórios por via remota.

Captação de clientes no interior

A melhor e mais conhecida forma de captação de clientes é a boca a boca, prestando um bom serviço, e assim ser indicado para outros. Mas claro que hoje, vivenciando a evolução gigantesca do mundo digital, temos inúmeras ferramentas que podemos utilizar para captar mais clientes.

Através do marketing de conteúdo, é possível ter uma boa visibilidade, escrevendo um bom artigo, fazendo uma boa postagem. O ideal é sempre escrever com uma linguagem de fácil compreensão para o público-alvo.

Uma forma de comunicar bem com o público é através das mídias sociais, como o Instagram, o Facebook, o Youtube e o Telegram. Outra forma é fazendo parcerias com Sebrae, com associações do comércio da cidade, oferecendo informações que são realmente necessárias a determinados públicos.

Otimizar seu tempo

Todo advogado tem um grande desafio, conseguir tempo, afinal a advocacia consome bastante.

A gestão do tempo é você ser uma pessoa organizada, você estabelecer metas, prioridades, de acordo com o seu perfil.

Reservar um horário do dia para organizar como será sua semana, confirmar reuniões agendadas, verificar audiências marcadas, conferir prazos a serem cumpridos.

É de extrema importância já começar a semana com tudo organizado, pois mesmo que qualquer imprevisto ocorra, você já está com tudo planejado.

Outro ponto fundamental é estabelecer metas, pois isso é uma forma de você render mais, ter uma performance melhor. Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo é importante, assim como fazer gestão financeira de escritório.

Dicas para advogar no interior

Muitos consideram difícil porque algumas áreas da advocacia não são muito valorizadas em determinados lugares.

Mas você já parou pra pensar como você reage ao que acontece com você? O que é sucesso para você? Sucesso é ganhar dinheiro? É ser reconhecido por outros profissionais?

Se fazendo essas perguntas, você vai se conhecer melhor e vai tirar as dificuldades da sua frente. Você vai abrindo portas, vai abrindo o horizonte para descobrir qual o ramo de atuação você quer trabalhar.

Descobrir com qual tipo de cliente você quer trabalhar. Descobrir quanto tempo você quer trabalhar por dia, por semana, quanto você quer ganhar.

Muitas pessoas falam que o mercado está muito difícil. Mas o que a gente pode fazer diante disso? Se às vezes o problema está sendo que o cliente não valoriza nosso trabalho?

Passe a fazer diferente, que as coisas começam a acontecer diferente. Se você está fazendo a mesma coisa e não está dando certo, então pense em fazer diferente e amplie a sua visão, enxergue diferente, faça diferente, que assim você vai começar a ter resultados diferentes.

Hoje temos inúmeras alternativas à nossa disposição na tecnologia. Uma dica é para quem ainda não entrou no mundo digital, que entre rapidamente e use cada vez mais, explore cada vez mais.

Você precisa saber o quanto essas tecnologias podem facilitar a nossa vida enquanto profissional. Você pode trabalhar de dentro da sua casa, pode trabalhar de qualquer lugar. É de fundamental importância.

Hoje às 19h, a Eduarda Veronez, nossa advogada especialista em Compliance trabalhista, falará mais sobre as dificuldades que enfrentou no início da sua carreira como advogada no interior do Rio Grande do Sul.

Para ter acesso a live, basta acessar o Instagram, ou se inscrever na nossa Newsletter. Nos vemos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *