Como ser um advogado proativo?

Como ser um advogado proativo?

Você sabe o que significa proatividade?

Muitos confundem proatividade com produtividade, no entanto são diferentes ações que estão no meio corporativo. A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e pelas ações realizadas, frente às situações impostas pelo meio, ou seja, fazer mais do que lhe é mandado.

A proatividade está em todo o meio empresarial, mas hoje eu quero falar para você um pouco mais sobre como ser proativo no mundo jurídico.

No Brasil temos mais de um milhão de advogados, você acha mesmo que fazendo apenas o que lhe é solicitado você terá chances de se destacar no mercado jurídico? Essa pergunta eu faço para todos os advogados, independentemente de ser contratado por um escritório, ser um advogado associado ou se você tem seu escritório próprio.

Para você que exerce a advocacia como empregado, precisa ser mais que obediente, isto é, além de cumprir as tarefas que lhe foram delegadas, você deve ser proativo, ou seja, entregar mais do que esperam de você. Nunca entregue um serviço que não esteja “UAU” para você.

Da mesma forma, se você tem o seu próprio escritório, você precisa se destacar em meio a concorrência, para ser visto por prováveis clientes, bem como fazer com que os clientes já conquistados não troquem o seu serviço pelo de outro advogado que entrega mais do que você.

Dentro das características de um advogado proativo, está a autorresponsabilidade, que nada mais é que ser responsável por aquilo que lhe foi confiado. Quando te questionarem por algum erro, não tente justificar pela falha do outro. Se o outro falhou e você não consertou a tempo, você também falhou. Ao invés de ficar se desculpando, proveja soluções.

Mais uma dica é a autenticidade, ou seja, quando você for designado para desenvolver alguma atividade, ou for contratado para realizar determinado serviço, entregue além do solicitado, desempenhe cada tarefa como se fosse uma prova decisiva na sua vida. Desenvolva seu estilo ao invés de ser um advogado xerox, que só copia e cola as teses e modelos.

Por fim, uma dica bônus: antes de perguntar uma dúvida para o seu chefe, ou para o seu colega, ou até mesmo para o cliente, estude até encontrar pelo menos duas soluções. Então, ao questionar algo, já discurse no sentido de falar sobre as possíveis respostas para a sua dúvida. Não seja preguiçoso, seja proativo, com certeza você terá excelentes resultados na sua carreira jurídica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *