A importância do compliance para as pequenas empresas
A palavra-chave do trabalho de compliance é prevenção, de modo que a análise de riscos é fundamental, incluindo os riscos a que se sujeita a empresa, tais como a depreciação da imagem, processos trabalhistas, multas administrativas entre tantos outros.
Assim, se a empresa é pequena, os eventuais problemas que possam vir a ocorrer podem trazer um risco ainda maior, bastando uma ação trabalhista para levar a empresa a falência.
Os pequenos negócios não possuem um grande fluxo de caixa, nem trabalham com provisionamento de valores para eventuais situações que tragam prejuízo financeiro, o que torna ainda mais importante trabalhar com a prevenção de possíveis contratempos.
Estabelecer um programa de compliance para empresas é, basicamente, instituir um conjunto de medidas de integridade, como valores, regras e procedimentos, com o objetivo de evitar, detectar e interromper a ocorrência de irregularidades definidas pelas normas da empresa e pela legislação, independentemente do tamanho do seu negócio.
As ferramentas, como o código de conduta, regulamento interno, políticas de advertência, canal de denúncias, determinam a cultura e a identidade da empresa, criam regras e processos que organizam e previnem problemas oriundos das atividades diárias realizadas pela empresa e por seus colaboradores.
Ademais, os pequenos empreendimentos podem realizar a implementação de compliance por etapas, a fim de que não impacte o caixa da empresa e para que as adequações possam ser realizadas de forma eficaz.
Portanto, se a sua empresa é pequena, as vantagens de ter um compliance implementado são ainda maiores, pois você já cresce de forma organizada, evitando problemas lá na frente.