A importância das políticas de advertência para a sua empresa

A importância das políticas de advertência para a sua empresa

O ambiente de trabalho precisa ter regras, o empresário deve criar mecanismos de controle para assegurar que os riscos sejam minimizados, tanto no nível interno quanto no externo. Assim, para que sejam cumpridas as normas estabelecidas, o empregador tem a faculdade de munir-se com ferramentas, sejam elas: código de conduta, regulamento interno e as políticas de advertência.

Os códigos e regulamentos apresentam as condutas adequadas e os limites em que os colaboradores podem agir dentro da empresa, trata dos direitos e deveres. No entanto, para se manter a ordem, a disciplina e o cumprimento das normas estabelecidas, o empregador possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades, dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que ocorrer por parte do empregador.

Para que possam ser aplicadas essas advertências, o colaborador precisa ter conhecimento dos códigos, regulamentos e políticas da empresa, tendo em vista que o empregador não pode advertir um empregado por infringir uma regra que ele desconhece.

Neste ínterim, cabe observar que a advertência no trabalho é uma maneira de alertar um funcionário que não respeita determinadas regras da empresa. É uma forma de sinalizar para o colaborador que seu comportamento não está como o esperado e que, caso tal situação volte a acontecer, a punição poderá ser mais pesada, podendo chegar até mesmo à demissão por justa causa.

Embora seja regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho, essa prática não deve ser procedida livremente. Assim, é preciso que ela seja aplicada corretamente a fim de evitar problemas posteriores. A advertência no trabalho deve ser vista, pela organização, mais como uma forma de educar do que de punir. O objetivo é mostrar para o funcionário qual o comportamento esperado.

Quando aplicada corretamente, a medida cumpre seu papel sem gerar atritos entre os gestores e os funcionários. Portanto, é importante que os líderes da empresa saibam como agir quando um colaborador quebrar as regras ao ponto de precisar ser advertido, uma vez que é direito da organização punir quem causa desordem no ambiente no trabalho.

Por fim, vale lembrar que a empresa que possui códigos, regulamentos e políticas de advertência internas, levados a conhecimento de todos os colaboradores, garante um ambiente de trabalho mais seguro, pois o funcionário conhece o limite dos atos que pode praticar e tem ciência que se não cumprir será advertido, em razão de agir em desacordo com as normas internas.

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