Advocacia Preventiva e seus Benefícios

Advocacia Preventiva e seus Benefícios
Ouvir: Advocacia Preventiva e seus Benefícios

Você já parou para pensar como seria se a sua empresa estivesse com todas as questões jurídicas organizadas? Como seria se você não precisasse se preocupar com possíveis ações trabalhistas ao demitir um colaborador, podendo confiar nos processos do seu negócio? Tenho certeza que seria incrível! Hoje venho aqui te afirmar que é possível ter essa tranquilidade no cotidiano da sua empresa.

Talvez esteja na mente de boa parte dos empresários que os advogados devem ser procurados quando surge um problema, porém, em boa parte das situações, se um advogado for procurado antes dele acontecer, para trabalhar de forma preventiva, a probabilidade de se ter um contratempo é muito menor.

Hoje, um processo trabalhista tem um custo muito elevado para uma empresa e, a grande maioria, não tem valor em caixa para arcar com esse prejuízo. E tem mais, já imaginou se “a moda pega” e um colaborador influencia a outro a ingressar com reclamatórias trabalhistas? A sua empresa pode não sobreviver a tamanho impacto.

Pois bem, feita essa reflexão inicial, eu separei 6 benefícios para se ter uma advocacia preventiva dentro do seu negócio, vejamos:

1. Mitigação de problemas

Como já visto acima, mitigar problemas é um dos grandes objetivos da advocacia preventiva. Por meio do planejamento das ações tomadas no seu negócio e da análise da legislação vigente, é possível se antecipar aos problemas corriqueiros com colaboradores, propiciando a redução dos riscos e passivos do empreendimento.

Portanto, ter um setor de RH organizado, que converse com o setor jurídico é de extrema importância, pois com esses cuidados você consegue manter as relações de trabalho organizadas e de acordo com a legislação, não deixando brecha para futuras reclamações na justiça.

2. Segurança Jurídica

O principal objetivo de contar com uma assessoria jurídica preventiva é possibilitar que a empresa tenha segurança em suas ações, atuando em consonância com a legislação. Isso evitará demandas judiciais desnecessárias, possibilitando que os gestores foquem no crescimento do seu negócio, pois o caixa da sua empresa não sofrerá grandes prejuízos por demandas trabalhistas.

3. Assessoria completa na elaboração de contratos

Contar com a assessoria de um advogado para elaboração de contratos é um diferencial que agrega muito valor às ações estratégicas da empresa. O profissional que acompanha o desenvolvimento e a assinatura desses documentos proporciona segurança jurídica para o negócio e promove uma redução significativa de possíveis problemas que poderiam surgir a longo prazo.

Agora, também é muito importante a revisão dos contratos no que tange a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendo em vista que a coleta de qualquer dado pessoal deve ser consentida, seja de cliente ou de colaborador e, não havendo essa prevenção, além de possíveis prejuízos com danos morais, a sua empresa ainda pode ser condenada a arcar com exorbitantes multas junto à ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados.

Dica: Se você está pensando em contratar uma assessoria jurídica preventiva, solicite para o profissional contratado uma revisão e análise dos contratos em vigor, essa atividade garante a redução de riscos que possam estar atrelados ao seu negócio.

4. Redução de ações trabalhistas

A advocacia preventiva oferece uma vantagem significativa com relação às demandas trabalhistas. Por meio de um planejamento adequado e uma assessoria proativa relacionada às orientações dadas aos colaboradores, você vai evitar possíveis processos trabalhistas, além de agir sempre de acordo com o que determina a CLT e demais normativas da área.

Essa diminuição de riscos referente a ações trabalhistas pode salvar a sua empresa, pois o prejuízo de uma indenização em um processo judicial pode comprometer totalmente o caixa da sua empresa.

5. Diminuição de custos com honorários advocatícios

A advocacia preventiva é muito menos custosa para a empresa do que a assistência jurídica em contratações específicas. O custo de um atendimento exclusivo para determinada demanda representa um ônus muito mais elevado e de alto impacto do que um contrato de assessoria mensal.

Além disso, em um processo judicial, além de pagar o seu advogado, no caso de perder a ação, você terá que arcar com os honorários do reclamante e, também, com as custas judiciais do processo, causando um enorme prejuízo para o seu negócio.

6. Eficácia dos negócios

A presença de um advogado na rotina empresarial possibilita um acompanhamento nas tratativas com fornecedores e clientes, formalização de contratos e negócios, resolução de questões trabalhistas e eventuais problemas junto aos consumidores.

Dessa forma, os negócios são concretizados com muito mais segurança e eficácia, já que contam com um apoio jurídico especializado, que norteia e orienta a equipe de profissionais com relação às posturas que devem ser adotadas.

Assim, com uma visão geral, o objeto da advocacia preventiva é evitar a judicialização de eventual demanda, bem com a redução de custos com processos judiciais, além de transmitir maior segurança jurídica na realização do negócio e permitir ao empreendedor que invista seu tempo e suas energias no que realmente importa: a realização do negócio para o crescimento da empresa.

Portanto, ao considerar os custos com a contratação de serviços advocatícios de forma preventiva, vê-se que estes são flagrantemente menores do que os valores despendidos com a constituição de um advogado para atuar em processo judicial, confirmando a máxima de que “é melhor prevenir do que remediar”.

Aproveite para nos seguir no Instagram e participar do nosso grupo exclusivo no Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *